COOPMIL - Fazendo o futuro acontecer
Institucional
COOPMIL - Fazendo o futuro acontecer
Sistema de Informações de Crédito do Banco Central - SCR
O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central - SCR é o principal instrumento utilizado pela supervisão bancária para acompanhar as carteiras de crédito das instituições financeiras. Nesse sentido, desempenha papel importante na garantia da estabilidade do Sistema Financeiro Nacional e na prevenção de crises, proporcionando mais facilidades para os tomadores de empréstimos e maior transparência para a sociedade.

O SCR é o maior cadastro brasileiro baseado em informações positivas e contém dados sobre o comportamento dos clientes no que se refere às suas obrigações contraídas no sistema financeiro. Esses dados são compartilhados com as instituições participantes, contribuindo para diminuir a inadimplência e melhorar a gestão do risco de crédito.
O Sistema SCR
Para ampliar a base de dados e para facilitar ainda mais as consultas, o Banco Central está lançando, em substituição à atual Central de Risco de Crédito, o Sistema de Informações de Crédito do Banco Central - SCR, um sistema mais completo, prático e consistente e de acesso fácil pela internet.

Atualmente, são armazenadas no banco de dados do SCR as operações dos clientes com responsabilidade total igual ou superior a R$ 5 mil, a vencer e vencidas, e os valores referentes às fianças e aos avais prestados pelas instituições financeiras a seus clientes.
Objetivos do SCR
O SCR armazena dados sobre as operações contratadas por todas as instituições, de forma que o Banco Central pode adotar medidas preventivas com o objetivo de proteger os recursos que os cidadãos confiam às instituições integrantes do sistema. Assim, o principal objetivo do SCR é o de reforçar os mecanismos de supervisão bancária, com o aumento da eficácia de avaliação dos riscos inerentes à atividade.

O outro objetivo do SCR é auxiliar as instituições financeiras na gestão de suas carteiras de crédito, preenchendo uma lacuna na obtenção de informações sobre as características e avaliação da capacidade de pagamento dos devedores, com impactos positivos na diminuição dos índices de inadimplência.


Os benefícios para a sociedade
O SCR amplia a capacidade de monitoramento das instituições financeiras, auxiliando a área de supervisão bancária do Banco Central a detectar os riscos e agir preventivamente no sentido de proteger os recursos dos cidadãos.

Além disso, permite não só a identificação dos clientes que pagam suas obrigações em dia, como também a oportunidade de oferecer a eles taxas de juros menores. .


Os benefícios para as instituições financeiras
O SCR contribui para a quantificação dos riscos por meio da compreensão do nível de endividamento e do perfil de pagamento dos clientes. Permite a análise de outros aspectos na avaliação de riscos, tais como a forma de utilização do crédito e a exposição em moeda estrangeira.



.
O acesso as informações do SCR
O acesso ao SCR pode ser feito pelas instituições financeiras participantes do sistema, pelos tomadores de empréstimos e financiamentos e pelas áreas especializadas do Banco Central. Para as instituições financeiras, é necessária a autorização expressa dos clientes. A inobservância desse requisito sujeitará os implicados às penalidades previstas na lei.

As pessoas físicas e jurídicas podem se cadastrar no Banco Central para acessarem, gratuitamente, por meio da internet, seus dados porventura cadastrados no SCR. Se conveniente, podem obter relatórios com informações detalhadas a seu respeito, diretamente nas Centrais de Atendimento ao Público, mantidas pela Autarquia em 10 capitais do país, mediante apresentação dos documentos exigidos.


Consulta do SCR - Documentação exigida
- Pessoa Física: identidade e CPF;
- Pessoa Jurídica: contrato social (original ou cópia autenticada), certidão da Junta Comercial, declaração atestando que os documentos apresentados são atuais e fidedignos, bem como documento de identificação do representante legal (original ou cópia autenticada).


A privacidade do cliente
O SCR preserva a privacidade do cliente, pois exige que a instituição financeira possua autorização expressa do cliente para consultar as informações que lhe dizem respeito.


.


Importante
As pessoas físicas e jurídicas com registro no Sistema de Informações de Crédito não ficam impedidas de contrair novos empréstimos e financiamentos.

Prevalecerá sempre a analise de crédito do cliente feita pela instituição financeira. .

  AUXÍLIO FUNERAL (SERVIÇO 24h): (11)4657-3978 | (11)4657-1414 | (11)98799-3673 | (11)99836-3820
SAC COOPMIL: 0800 770 7077   Ouvidoria Consórcio: 0800 722 6555
Atendimento de Seg a Sex., das 8h30 às 16h30   Atendimento de Seg a Sex., das 9h às 18h
     
Cartões Central de Atendimento: 0800 702 0756   Ouvidoria (Deficientes auditivos ou de fala): 0800 940 0458
Atendimento 24h   Atendimento de Seg a Sex., das 8h às 20h
     
Ouvidoria Produtos: 0800 725 0996   Site: www.ouvidoria.sicoob.com.br
Atendimento de Seg a Sex., das 8h às 20h   Atendimento 24h